A Construção Civil apresenta 3 tipos de estruturas que são mais comumente utilizadas: estruturas metálicas, concreto armado e madeira, sendo que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens no mercado da Engenharia.
Essas estruturas são fundamentais na edificação, afinal são elas que garantem segurança, durabilidade e funcionalidade à obra.
Sendo assim, esta é uma etapa que tem grande impacto nos custos de um projeto, requerendo profissionais altamente capacitados para equilibrar qualidade com custo.
A seguir abordaremos alguns detalhes e aplicações dos 3 tipos de estruturas mais comuns da construção civil.
1- Estrutura Metálica
Surgida no setor metalúrgico, a estrutura metálica é o método de construção mais famoso nos Estados Unidos.
Tendo o aço como seu principal componente, essa estrutura é muito utilizada em obras e serviços de construção civil
Esse tipo de estrutura na construção civil se refere a uma construção a seco, ou seja, é utilizado menos recursos como matéria-prima, água e mão de obra. O que é muito positivo para o meio ambiente, além de promover economia para a construção propriamente dita.
O sistema de estrutura metálica pode ser aplicado em:
-construções residenciais;
-construções industriais;
-grandes empreendimentos padronizados;
-ginásios;
-pavilhões esportivos e para eventos;
-instituições de ensino;
-unidades hospitalares;
-canteiro de obras e alojamentos e outros projetos.
2- Concreto Armado
A estrutura de concreto armado é a mais comum nas casas dos brasileiros!
O concreto armado, combinação do concreto com barras de aço, é um dos tipos de estruturas na construção civil mais comum para a edificação por conta da sua eficácia, durabilidade e flexibilidade executiva.
O concreto é produzido a partir da junção de cimento e água. Porém, existem diversos tipos de concreto em que, nestes, são acrescentados mais componentes. Sendo assim, sua utilização pode variar com cada tipagem.
3) Madeira
Sendo um dos materiais mais antigos e utilizados em todo o mundo, a estrutura de madeira pode ser usada em qualquer tipo de construção, exceto naquelas em que a estrutura fica exposta a intempéries sem proteção ou em contato com o solo (o uso nessas condições é possível com tratamentos químicos como o CCB).
A aplicação dessa estrutura é bastante comum em:
- coberturas de edificações
- telhados
- estruturas de fôrmas
- construções contemporâneas
Se você gostou de conhecer melhor os 3 tipos de estrutura na construção civil, deixe um comentário e conta pra gente sobre qual tema gostaria de ler aqui em nosso blog!