Os Domos Geodésicos existem há muito tempo, e hoje podemos encontrá-los em diversas construções, de variados estilos e funções.
Confira um pouco mais sobre essa estrutura em nosso blog de hoje!
Os domos geodésicos, também chamados de cúpulas ou abóbadas, podem ser definidos, de forma resumida, como estruturas compostas por uma rede de polígonos, geralmente triângulos, que formam uma esfera, ou parte dela.
Domos e abóbadas são estruturas utilizadas na arquitetura por diversas sociedades humanas desde a origem da nossa civilização, porém as estruturas que usam a geometria geodésica são um avanço bem mais recente.
O primeiro domo a utilizar a geometria geodésica na era moderna foi construído no ano de 1926 em Jena, na Alemanha, por Walther Bauersfeld, engenheiro chefe da Companhia Ótica Carl Zeiss, que desenvolveu seu projeto para servir como superfície de projeção dos novíssimos projetores planetários da empresa. Para Bauersfeld a solução geométrica encontrada era apenas uma escolha elegante para resolver o problema prático que tinha em mãos.
Hoje em dia já é possível encontrar essas construções em todo o mundo e com as mais variadas funções, já que suas características permitem que as estruturas desse tipo sejam utilizadas além da moradia, como estufas, restaurantes, hotéis, ginásios esportivos, exposições, etc.
Vantagens:
✓ Eficiência Energética
✓ Construção rápida e limpa
✓ Resistência às intempéries
✓ Ventilação Natural
Curtiu o texto? Deixe um comentário. 😉